Skip directly to content

Inscrições para concurso nacional de produtividade da soja terminam no dia 15

Termina na próxima quinta-feira (15/1) o prazo para inscrições no Desafio Nacional de Máxima Produtividade, concurso realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) que premia os produtores com maior índice de colheita da soja por hectare no Brasil. Para superar o rendimento recorde, os agricultores brasileiros terão de tirar do campo ao menos 120 sacas de soja por hectare nesta edição, conforme os organizadores.

O objetivo do concurso é estimular produtores rurais e técnicos a adotarem melhores práticas de cultivo que resultem em aumento da produtividade, além da sustentabilidade econômica da atividade. O Cesb tem em seu banco de dados cases exemplares de centenas de produtores que participaram do concurso ao longos dos últimos seis anos.

Na primeira edição, foram 140 inscritos e o vencedor do Desafio colheu da área inspecionada 82,8 sacas por hectare. Na última safra foram mais de 1 mil inscritos. O vencedor foi um agricultor de Guarapuava (PR) com a marca de 117,3 sacas por hectare. O prêmio é uma viagem técnica à principal região produtora de grãos, no Meio-Oeste dos Estados Unidos. O roteiro inclui visitas a propriedades consideradas modelo em produção, além de universidades e centros de pesquisa.

Ao final da colheita, são conhecidos o campeão nacional e outros quatro regionais. As categorias abertas são: Campeão Nacional (soja irrigada/não irrigada), Campeões Municipais, Campeões Estaduais e Campeões Regionais - Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste – (soja de sequeiro).

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.cesbrasil.org.br.

Revista Globo Rural