Skip directly to content

Índia deve elevar exportações de algodão, com excedente de produção

A Índia deve registrar um excedente de algodão, em virtude de chuvas razoáveis durante o período de monções, avaliou a Edelweiss Agri Research, em nota. No país, a semeadura da fibra acontece entre a última semana de julho e setembro. "A Índia deve encerrar a temporada com estoques de passagem recordes, a não ser que a Corporação de Algodão do país consiga escoar o volume armazenado para o mercado internacional", afirmou a consultoria.

A queda dos embarques da Índia é reflexo da menor demanda da China, principal importador do algodão indiano, que reduziu as compras com a redução da taxa de crescimento da economia chinesa. Além disso, o governo chinês começou a vender parte de seus amplos estoques da fibra.

A Corporação de Algodão da Índia, uma entidade governamental que compra a commodity de agricultores locais para vender no mercado interno e externo, vendeu 1,2 milhão de fardos de algodão entre junho e julho. Com o objetivo de impulsionar a demanda, a Corporação deve "desestimular as importações e reduzir o preço de venda", prevê a Edelweiss. Os preços mais baixos podem elevar as exportações aos países vizinhos.

Fonte: Estadão Conteúdo