Skip directly to content

Governo vai desenvolver projeto de vigilância sanitária em fronteiras

Na tentativa de cumprir a promessa da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, de fortalecer a defesa agropecuária do País, a pasta começou a desenhar o Programa de Vigilância Sanitária em Fronteiras. A região de divisa com outros países, atualmente, é de difícil fiscalização, tanto pela extensão da área quanto pelo efetivo reduzido de fiscais.

Esse programa faz parte das intenções do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, anunciado em maio. Um grupo formado por servidores foi criado na última sexta-feira, (31/7) de julho, e terá de fazer um relatório com a proposta completa de um programa, incluindo projeto com prazos e custos, além de minuta de ato normativo específico.

Eles têm até a primeira semana de novembro para apresentar esse material. A primeira reunião de trabalho está marcada para 19 de agosto. Especialistas ou representantes de entidades relacionadas ao tema, pertencentes ou não ao ministério, podem ser convidados a participar no desenvolvimento do projeto.

O grupo de servidores é formado pelo Coordenador-Geral de Suporte Estratégico, Jorge Caetano Junior; pelo gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária, Francisco Basilio Freitas de Souza; pelo Departamento de Sanidade Vegetal, Carlos Goulart; pelo Departamento de Saúde Animal, Rodrigo Padovani; e pelo coordenador-geral doVigiagro, Marcos Eielson Pinheiro de Sá.

Fonte: Estadão Conteúdo