Skip directly to content

Fusão entre Bayer e Monsanto pode prejudicar produtores rurais, dizem especialistas

A possível fusão entre Bayer e Monsanto, gigantes produtoras de insumos para a produção agrícola, pode gerar prejuízos para os produtores rurais brasileiros. É o que sugerem as fontes ouvidas pela GLOBO RURAL nesta segunda-feira (23/5).

A principal queixa é sobre o oligopólio de grandes empresas, que diminui a concorrência e pode influenciar diretamente os preços de seus produtos. “A concentração piora [se houver a fusão]. A concorrência entre Bayer e Monsanto era positiva para os agricultores.

Com a fusão, seria ruim, justamente agora que a Bayer estava crescendo em biotecnologia”, explica Glauber Silveira, da Câmara Setorial da Soja.

Ele complementa dizendo que a possível fusão é “frustrante”. “Quanto menos empresas, pior é. Não tem competição. Deveria ter o surgimento de mais empresas, assim como o fortalecimento das que existem, e não empresas grandes desse tamanho. Me dá medo”.

Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja-MT, segue a mesma linha de raciocínio. De acordo com o executivo, o produtor não vê com bons olhos o controle de mercado.

Para ele, a nova empresa que surgirá com a fusão pode tirar ou manter tecnologias no mercado dependendo da ligação comercial. "O problema é a centralização das empresas de biotecnologia.

São produtos diferentes numa empresa só, o que deve gerar problemas de mercado, e também nos preço. Se houvesse mais empresas disputando, seria mais interessante”, aponta o executivo.

Mesmo com esse possível monopólio, Dalcin elogia a empresa alemã de químicos. “A Bayer é uma boa empresa, tem boas relações com os produtores, só temos ressalvas sobre o tamanho da empresa", diz, referindo-se à possível fusão.

A postura mais amigável da Bayer também foi apontada pelo advogado especialista em agronegócio Néri Perin como um possível ganho da fusão. A união pode beneficiar agricultores que produzem suas próprias sementes e que lutam na justiça contra o pagamento de royalties à Monsanto.

“A princípio, não tem alteração [no processo judicial], já que a Bayer seria sucessora das ações contra a Monsanto. Isso só muda se a Bayer tiver um perfil igual ao da Monsanto em dialogar com a classe agrícola", diz, lembrando que a Bayer tem um perfil mais voltado para a parceria com agricultores, enquanto a Monsanto sempre assumiu a postura mais impositiva, o que gera conflitos. "Acredito que o diálogo seja mais tranquilo com a Bayer”, opina.

Fonte: Revista Globo Rural

Des effets pouvant être un indicateur d'une altération de la fertilité ont été observés chez des chiens. De plus, deux études cliniques suggèrent que ces effets sont peu probables chez l'homme, malgré une diminution de la concentration du sperme observée chez certains hommes voir rubriques Propriétés pharmacodynamiques et Données de sécurité précliniques. cialispascherfr24 En ce qui concerne les études d'interaction où seule la dose de 10 mg a été utilisée, celles-ci ne permettent pas d'exclure la possibilité d'interactions cliniquement pertinentes à des doses plus fortes.