Ferrovias fora do plano
O novo pacote de concessões de Logística a ser lançado em breve pelo governo federal não deve incluir obras de novas ferrovias, pelo menos em um primeiro momento, e deve se concentrar em aeroportos e Rodovias, informaram fontes do governo federal. O plano de concessões em Logística é a aposta do governo federal para aumentar o nível de investimentos do país e fomentar a economia em um momento de baixa atividade. As novas concessões, principalmente as de aeroportos, que cobram outorgas dos vencedores, também podem ajudar o governo a atingir sua meta fiscal para o ano.
A presidente Dilma Rousseff convocou para hoje uma reunião com ministros do setor de Infraestrutura, incluindo o do Planejamento, Nelson Barbosa, e o da Fazenda, Joaquim Levy, para tentar fechar o pacote. "Acho muito difícil lançarmos esse ano projeto de ferrovias greenfield (obra nova, a ser construída)", disse uma das fontes.
Essa fonte afirmou, porém, que o plano de concessões deve incluir trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Tocantins e São Paulo já em andamento. "Uma obra já pronta ou em andamento tem menos riscos do que construir uma completamente nova", disse.
Segundo uma das fontes, o novo pacote não deve conter ferrovias porque ainda não existe consenso sobre o modelo a ser adotado. "No ano passado, tínhamos um modelo pronto, mas agora o governo é outro e esse modelo não foi aprovado", disse uma fonte envolvida na formulação do pacote.
Fonte: Correio Braziliense
- Entrar to post comments