Famasul apoia construção de espaço de eventos do Parque de Exposições de Itaporã
A conclusão da construção do salão de eventos do Parque de Exposições Messias Cordeiro e Silva, em Itaporã, foi o motivo pelo qual Sindicato Rural, Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul), produtores, empresários, autoridades e população se reuniram em almoço com leilão, realizado neste domingo (06), nas dependências o Parque. Cerca de 600 pessoas compareceram ao almoço, cuja renda será revertida para a obra de 1,1 mil metros quadrados, idealizada para atender não só aos eventos agropecuários da região, mas para outras ações voltadas para a comunidade.
Itaporã conta cerca de 22 mil habitantes e não possui nenhum local de maior porte para a realização de eventos, como destaca o presidente do Sindicato Rural do município e idealizador do projeto, Milton Bigatão. "Nosso objetivo é oferecer à cidade um espaço adequado para a realização de eventos rurais, shows e iniciativas que, além de fortalecer o agronegócio da região, coloquem Itaporã no calendário das grandes feiras", avalia Bigatão.
Contudo, para dar continuidade à obra, foi necessário mobilizar a sociedade. Empresários e produtores colaboraram com o leilão, através de doações, como o produtor rural e vice-presidente do Sindicato Rural, Toshi Nishimura. "É importante que todos participem, pois, um sindicato forte e atuante realiza conquistas que refletem e beneficiam toda a sociedade", reforça.
Representando o Sistema Famasul, participaram do evento o diretor secretário, Ruy Fachinni e o presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Maurício Saito. O diretor secretário exaltou a iniciativa do Sindicato Rural, lembrando que o espaço em construção será dedicado às famílias de Itaporã e ao desenvolvimento do meio agro local. "Vemos hoje uma importante união, diante desse momento em que a produção rural está cada vez maior. Iniciativas comprometidas com o agronegócio melhoram o País", apontou Fachinni.
Para o presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, que é produtor no município, o espaço será de grande importância para a qualificação da mão de obra rural da região. "Este projeto tem ainda mais valor quando pensarmos que o local também poderá ser utilizado para a qualificação dos produtores e trabalhadores do campo. O agronegócio hoje é responsável pela geração de 37% dos empregos do Brasil e o produtor merece um local como este para se organizar", avaliou.
Através da mobilização social, foram arrecadadas mais de 20 cabeças de gado, defensivos agrícolas, suplementos, bicicletas, utilidades para o lar, entre outros, para serem leiloados. De acordo com Milton Bigatão, o objetivo é concluir a construção até 2015. "Esse espaço é o maior sonho da nossa gestão e a ampla participação de vários segmentos mostra a força do agronegócio e que a população acredita e reconhece a importância da aproximação do cidadão rural e o da cidade", complementa.
Participaram da iniciativa, a vice-presidente da Aprosoja/MS, Thaís Carbonaro, o deputado federal Geraldo Resende, o prefeito da cidade, Wallas Milfont, diretoria do Sindicato Rural e outras autoridades políticas locais.
Assessoria de Imprensa Sistema Famasul
- Entrar to post comments