Skip directly to content

Falta de chuva prejudica lavouras de soja de Mato Grosso do Sul

Os agricultores de Mato Grosso do Sul estão colhendo a safra de soja. A produtividade das lavouras do estado vai ser um pouco menor este ano, por causa da falta de chuva em dezembro.

Em ritmo acelerado, as máquinas percorrem o campo colhendo os grãos. Na fazenda do produtor Dulcimar Cofferi, emCampo Grande, 550 hectares foram destinados à cultura. Ele apostou principalmente na soja convencional e espera colher até 60 sacas por hectare.

Cerca de 60% da produção foi negociada antecipadamente. Ele conseguiu vender a R$ 60 a saca e, mesmo com a queda no preço no início da colheita, o agricultor está animado.

A colheita ainda está bem no comecinho e atingiu, até agora, 2% da área plantada.

A expectativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul é que a produção no estado passe de 6 milhões de toneladas do grão, aumento de 5,2% em relação ao ciclo anterior.

A área também aumentou, mas a produtividade foi comprometida pelo clima, principalmente na região sul do estado, onde a falta de chuva no mês de dezembro prejudicou a formação dos grãos.

“Nós acreditamos que partimos de um número inicial de 48.6 sacas por hectare, que é a média do ano passado, safra 2012/2013, para um número em torno de 46 sacas por hectare na safra 2013/2014”, diz Maurício Saito, presidente da Aprosoja/MS.

Globo Rural