Exportações do complexo soja somaram US$ 26,11 bilhões até outubro
Os embarques de soja para a China somaram, até o final de outubro, 39,5 milhões de toneladas, volume que representa aproximadamente 76% das exportações brasileiras da oleaginosa. Mais de 10% das exportações do grão tiveram como destino os países da União Europeia e 8,6% seguiram para portos asiáticos.
As saídas de farelo de soja para a União Europeia superaram 7 milhões de toneladas no período (55,7% das exportações brasileiras do produto). Esse volume, porém, apresentou queda de 5% em comparação com os dados de 2014.
Os países do Sudeste Asiático, Coreia do Sul e Japão aumentaram em 22% o volume importado do farelo de soja produzido no Brasil, recebendo, nos dez meses apurados, 4,4 milhões de toneladas do produto. As compras de farelo de soja pela Indonésia, Tailândia, Coreia do Sul e pelo Vietnã já representam 35% das exportações brasileiras do produto.
De um total de 1,38 milhão de toneladas de óleo de soja exportado, 76% se destinaram ao continente asiático. Desse montante, a Índia representa 58% e a China, 20%. O volume residual ficou distribuído entre os países da África, América e do Oriente Médio.
Fonte: Abiove
- Entrar to post comments