Skip directly to content

Exportação de soja em grão cresce 155% no primeiro bimestre do ano

As vendas de soja em grão e farelo apresentaram alta no primeiro bimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Soja em grão cresceu 155%, enquanto o farelo, 27%.  Já a exportação de óleo de soja caiu 35% em igual período.

A comercialização do complexo de soja rendeu uma receita de US$ 1,66 bilhão nos dois primeiros meses de 2016, o que representa 6,7% do total das exportações brasileiras durante o período. Mais da metade do valor refere-se às exportações de soja em grão, 42,4% representam as vendas externas de farelo e apenas 5,5% de óleo de soja.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a China foi o principal destino da soja em grão brasileira, recebeu pelo menos 78% do volume total da produção.

Já a União Europeia foi o principal destino do farelo de soja, seguidos pelos países do Sul e Sudeste Asiático, pela Coreia do Sul e o Japão. Mais de 70% do óleo de soja produzido no país teve destino os países da Ásia, América e Oriente Médio.

Fonte: Datagro