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Exportação antecipada da soja acentua limitações de logística

Já foram embarcadas 782,6 mil toneladas da commodity em fevereiro, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em 2013, o mês inteiro registrou 959,6 toneladas exportadas.

Rotas sobrecarregadas- Como a maior parte da safra ainda não foi embarcada e está saindo do campo, as rotas de escoamento ficarãoainda mais sobrecarregadas. Para avaliar as estratégias dos administradores públicos e privados que tentamevitar filas de caminhões e navios, os técnicos da Expedição Safra 2013/14 estão acompanhando os portos do Sul do país. Os administradores informam manter a fila de caminhões sob controle e preveem um escoamento mais ágil que o de 2013.

Tempo de espera reduzido- O porto de Rio Grande (RS), que carregou mais de 8 milhões de toneladas da oleaginosa em 2013, afirmou ter reduzido o tempo máximo de espera de navios atracados, conferiu a equipe da Expedição na última semana, em visita ao terminal. O embarque ficou mais rápido graças ao sistema Fob-Fob, que permite preencher cada navio de uma única vez, com caminhões de qualquer empresa exportadora. Na prática, isso evita que um barco fique atracado por muito tempo no local.

Via Expressa- Em Paranaguá (PR) foi implantada em dezembro de 2013 a Via Expressa, canal exclusivo para navios com até três paradas programadas no Corredor de Exportação. Mas o sistema ainda não se popularizou. Do início do ano até o início de fevereiro, apenas um navio, entre os 30 que passaram pelo porto, utilizou este corredor.

Estradas também operam no limite - As rodovias vêm recebendo carga cada vez maior com o crescimento das exportações de soja e milho, que cresceram, nos últimos cinco anos, 74,6% e 318,0% respectivamente, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). “O escoamento seria mais ágil mesmo em Rio Grandese houvesse mais investimento em reparos e duplicações nas rodovias usadas pelo agronegócio”, exemplifica Natália Orlovicin, economista da INTL FCStone, que acompanhou a Expedição durante o roteiro Sul.

Concessão - O governo federal confirmou para 2014 a concessão de um trecho da BR-163, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). Concluída, a estrada vai facilitar o acesso aos portos do chamado Arco Norte. Em abril, a Expedição Safra vai visitar dois desses portos, em Itacoatiara (AM) e Santarém (PA). Para mais informações, acesse: www.expedicaosafra.com.br.

Sobre a Expedição Safra - Desenvolvida pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a Expedição Safra está na estrada desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia. Na temporada 2013/14, desembarcam na África. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br.

Gazeta do Povo