Skip directly to content

Estudantes e empresários lotam espaço de eventos na 9ª etapa do Circuito Aprosoja

Mais de 100 pessoas participaram da etapa de São Gabriel do Oeste do Circuito Aprosoja 2016, promovida na noite desta terça-feira (23), no Lions Clube da cidade. O evento atraiu a atenção de empresários, produtores rurais, profissionais de diversos setores e estudantes ao tratar sobre gestão de propriedade, custos de produção, sucessão familiar nos negócios e contratos de compra e venda no âmbito rural.

Deram as boas-vindas ao público o presidente do Sindicato Rural, José Aloísio Rohr, e Christiano Bortolotto, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Essa foi a nona etapa do projeto neste ano.

Custos de produção

Na sequência, o agrônomo Mauro Osaki, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), abordou os desafios no controle dos custos de produção. "Na agricultura, existe uma série de problemas que afetam diretamente a atividade. Os altos juros, os preços de insumos e máquinas, a falta de crédito rural, a baixa rentabilidade e problemas climáticos muitas vezes põem em risco o trabalho", explicou.

Pensando nisso, o especialista ofereceu dicas detalhadas para orientar o trabalho do produtor rural.

Sucessão familiar

Na mesma noite, Murilo Damé, consultor de empresas rurais familiares no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás, deu orientações acerca da sucessão nos negócios. Para ele, existem problemas que precisam ser vencidos dentro de uma empresa familiar para que o empreendimento não seja arruinado no futuro, ao ser assumido pelos filhos.

"Problemas de comunicação e coordenação do trabalho, falta de divisão de tarefas, centralização ou disputa de poder, divergências acerca da distribuição dos lucros e remuneração dos lucros estão entre os principais desafios da sucessão", detalhou.

"É preciso formar uma estrutura administrativa do negócio com regras, funções e responsabilidades claras. E tratar a empresa como empresa, a família como família, e a propriedade com respeito", apontou o caminho.

Contratos de comercialização

A programação foi encerrada pelo advogado Marcos Polon, presidente da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócios da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Na ocasião, ele ofereceu um passo a passo para a construção de boas negociações contratuais na comercialização de grãos.

"Deve existir um equilíbrio entre os riscos, ônus e bônus para cada contratante, tanto comprador, quanto para o produtor", alertou. Segundo ele, são minoria os casos julgados que dão ganho de causa a produtores rurais que buscam a quebra de contrato de comercialização em casos de inadimplência de empresas compradoras.

Para a Justiça, o risco é inerente à atividade agrícola e, por isso, dificilmente uma quebra de contrato é aceita. "Sendo assim, a melhor saída é sempre prestar muita atenção no tipo de empresa compradora com a qual se está negociando, e verificar quais recursos patrimoniais da empresa poderão ser utilizados para cobrir pagamentos não realizados em caso de descumprimento do contrato", orientou o especialista.

Inscrições

A próxima etapa do Circuito Aprosoja 2016 acontece no Sindicato Rural de Dourados no dia 31, às 18h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: http://www.sympla.com.br/AprosojaMS.