Skip directly to content

Estados Unidos projeta recorde nas exportações brasileiras de soja

De olho em seu principal concorrente, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) acaba de publicar novas estimativas sobre a safra brasileira de soja. Segundo o relatório “Global Agricultural Information Network”, os volumes colhidos e exportados pelo Brasil devem ser recordes nesta temporada.

A estimativa é que os produtores brasileiros colham 98 milhões de toneladas de soja, sendo que 55 milhões vão para exportação. Na safra passada, o Brasil exportou um pouco mais de 54 milhões de toneladas de soja. Além da demanda internacional crescente, a forte valorização da moeda norte-americana frente ao real deve favorecer essa alta nas vendas externas.  A China continuará sendo o principal destino da soja brasileira, com cerca de 75% das compras.

Ainda segundo o relatório, 40,2 milhões de toneladas de soja vão ser processadas nesta safra. Boa parte para abastecer o mercado interno de nutrição animal e compradores importantes como Tailândia, Vietnã e Indonésia.

O USDA diz que o clima instável regido pelo El Niño deve continuar influenciando a agricultura brasileira ao longo de 2016. Ainda assim, o departamento diz que os problemas causados pelo clima seco em novembro e dezembro do ano passado, foram minimizados com as chuvas em janeiro deste ano.

Fonte: Datagro