Skip directly to content

Em MS, 58% da soja já foi colhida, segundo dados da Aprosoja/MS

Em Mato Grosso do Sul, 58% da área de soja acompanhada pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) já iniciou a colheita. Os dados são do último levantamento feito pelas equipes do Siga MS, da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), realizado no dia 04 de março de 2016. As informações foram divulgadas na Circular Técnica n° 148 da Casa Rural.

Mais avançadas - A região sudeste/sudoeste, que abrange cidades como Amambai, Caarapó, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã e Rio Brilhante, entre outras, está com a colheita mais avançada, com porcentagem média de área colhida em torno de 66,4%.

O atraso de porcentagem de área colhida na região sudeste/sudoeste, com relação à safra 2014/2015, é de aproximadamente 14%. Para região centro/norte, o atraso é de cerca de 37,5%. Os dados são de 04 de março.

Os municípios mais avançados na colheita da soja são Aral Moreira e Laguna Carapã, com aproximadamente 90% de área colhida. As cidades de Amambai, Vicentina e Fátima do Sul estão com 85% da área colhida.
A região centro/norte, que abrange as cidades de Campo Grande e região, Sidrolândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sonora, entre outras; está com 35,9% de sua área colhida.

Milho - Em relação à evolução do plantio do milho, pode ser considerado que 46% da área de milho acompanhada pelo Siga MS já iniciou o plantio.

A região sul está com o plantio mais avançado, seguindo as porcentagens de colheita da soja, com porcentagem média de área plantada em torno de 47,6%.

Mais avançadas - A região central do Estado está com 35% da área plantada e, a região norte, com 30% de sua área plantada. Os municípios mais avançados são Aral Moreira, Douradina e Naviraí, com aproximadamente com 60% de área plantada. A evolução, na última semana, foi de aproximadamente 8,5% no plantio do milho para o Estado, ou seja, cerca de 152.150 hectares.

A estimativa de área plantada no Estado para a safra 2015/2016 permanece em 2,4 milhões de hectares e a produção está estimada em 7,4 milhões de toneladas, com produtividade na média de 51 sc/ha.
Para o milho 2ª safra 2015/2016, a estimativa é que o Estado tenha área 1,79 milhão de hectares e a projeção é que o volume de grãos supere os 9,5 milhões de toneladas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Aprosoja/MS - Liana Feitosa