El Niño continua afetando as commodities agrícolas no primeiro trimestre
O El Niño continua preocupando os produtores no primeiro trimestre de 2016. Além de afetar a safra de grãos na América do Sul, o fenômeno também desfavorece a produção de açúcar e cacau em algumas regiões produtoras.
Para os grãos, o clima tem sido bastante irregular desde o plantio. A estiagem afetou fortemente a produção de soja dos estados do Centro-Oeste, principalmente seu maior produtor, o Mato Grosso. Também prejudicou o Nordeste e a região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Segundo a consultoria INTL FCStone, o primeiro trimestre do ano será decisivo para o futuro das commodities. “Como essas áreas juntas correspondem a mais de um terço da produção brasileira, a preocupação com possíveis perdas e atraso no plantio movimentou os preços da internacionais”, avalia a coordenadora de Inteligência de Mercado, Natália Orlovicin.
Além da soja, segundo a consultoria, os preços do cacau e do açúcar devem valorizar por conta do clima. A quebra de produtividade na produção brasileira de cacau é certa, colocando os estoques do produto no menor patamar em 10 anos. Para o açúcar, a seca na Índia e o excesso de chuva no centro-sul brasileiro devem sustentar os preços nos próximos meses.
Fonte: Universo Agro
- Entrar to post comments