Dólar sobe ante real, de olho em Grécia e política local
O dólar avançava em relação ao real nesta terça-feira (7), acompanhando a valorização da moeda norte-americana no exterior, com investidores evitando ativos de risco diante dos novos capítulos da crise de dívida da Grécia.
Às 11h, a moeda norte-americana avançava 0,92%, a R4 3,1712 na venda, após fechar a véspera com variação positiva de 0,09%.
Analistas da corretora Guide Investimentos ressaltaram em nota a clientes que investidores recorriam à segurança do dólar enquanto monitoravam a reunião desta terça-feira de líderes da zona do euro para discutir o tema. Mas, de maneira geral, a percepção é que mesmo uma saída da zona do euro não seria o fim do mundo e impactos sobre o Brasil seriam pequenos.
A expectativa é que o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresente novas propostas no encontro. No entanto, autoridades gregas disseram que as propostas não irão muito além do plano enviados à zona do euro na semana passada antes de os eleitores gregos terem rejeitado por ampla maioria os termos de austeridade do resgate no referendo de domingo.
No Brasil, investidores também adotavam estratégias mais defensivas diante de preocupações com a estabilidade do governo da presidente Dilma Rousseff. Com a subida de tom da oposição e o aumento das especulações sobre impeachment ou cassação, Dilma garantiu em entrevista à Folha de S.Paulo que não há base para isso e não vai cair.
"Antes, falávamos de impeachment como se fosse uma brincadeira, uma impossibilidade. Hoje, já é uma possibilidade a ser levada a sério, algo factível", disse o especialista em câmbio da corretora Icap Italo Abucater. "Passou do impossível ao improvável".
Nesta manhã, o Banco Central brasileiro dará continuidade à rolagem dos swaps cambiais que vencem em agosto, com oferta de até 6 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares.
Na véspera, a moeda norte-americana avançou 0,09%, a R$ 3,1421 na venda. Na semana passada, o dólar subiu 0,35%.
Fonte: G1
- Entrar to post comments