Skip directly to content

Dólar e venda antecipada dão firmeza aos preços da soja, diz Cepea

As cotações internas da soja em grão seguem firmes, apesar da colheita e da forte desvalorização do farelo de soja. Foi a avaliação feita, nesta segunda-feira (22/2) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No acumulado deste mês, o indicador do grão, com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) acumula queda de 1,21%. Na sexta-feira (19/2), a referência fechou em R$ 78,92 a saca de 60 quilos.

Mesmo diante desse cenário, os pesquisadores consideram que apressão vinda da colheita encontra limitação em fatores como a valorização do dólar. Os analistas do Cepea lembram também que houve um volume considerado elevado de venda antecipada da safra nova.

“Enquanto vendedores limitam as vendas, apoiados na valorização do dólar frente ao real e na comercialização antecipada de mais da metade da produção, compradores estão de olho na grande oferta que o Brasil deve ter nesta temporada e propõem valores menores”, informam os pesquisadores da instituição, em nota.

Ainda de acordo com o Cepea, os preços atuais e o câmbio têm incentivado sojicultores a fixar preços já para a safra 2016/2017, principalmente para março do ano que vem.

Fonte: Globo Rural