Skip directly to content

Diretoria do Sindicato de Paranaíba toma posse

O agronegócio brasileiro fechou 2013 com saldo de $ 100 bilhões em exportações. Diante dessa realidade, precisamos estar cientes da importância dele para o desenvolvimento do País e a Famasul se empenha sempre em defender os direitos do produtor rural, que precisa ser respeitado. A afirmação é do diretor de relações institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Rogério Beretta, que representando  o presidente da instituição, Eduardo Riedel, conduziu a cerimônia de posse da diretoria do Sindicato Rural de Paranaíba neste sábado (25).

Participaram da cerimônia autoridades políticas e jurídicas, pesquisadores e presidentes de outros sindicatos rurais. O presidente, Wilberto Antônio do Amaral, foi reempossado o biênio 2014-2016 e durante seu discurso destacou a importância da inserção de novas culturas do agronegócio no município, característico pela atuação pecuária, enfatizando a atuação do programa Mais Inovação, do Sistema Famasul no município. "Em Paranaíba, 78% do território é pastagem, dos quais mais de 90% já estão degradados. Precisamos diversificar as culturas com o plantio de cana, soja, seringueira e eucalipto. Há oito meses o Programa Mais Inovação chegou à cidade trazendo mudanças e em breve teremos um dia de campo para apresentar os resultados e mostrar que é possível fazer diferente", apontou.

O presidente também falou sobre a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) em Paranaíba, além do apoio recebido pelo Sistema Famasul. "Apenas em 2013 o Sindicato Rural realizou mais de 45 cursos de qualificação através do Senar, o que ajuda a resolver um dos maiores problemas do produtor rural, a falta de mão de obra capacitada. Em 2014 essa parceria irá continuar com mais capacitações", frisou Amaral, que apresentou, a criação de um canteiro experimental para o plantio de soja e milho, algo inédito na região. "Com o apoio da Famasul, Aprosoja e da Fundação Chapadão, desenvolvemos na Fazenda Mascote este canteiro experimental e comprovamos que é perfeitamente possível produzir grãos em Paranaíba. Sempre fomos um município cem por cento pecuária e o momento agora é de diversificar, mudar a mentalidade", ponderou o presidente.

Além de Wilberto Antônio do Amaral como presidente, foram empossados: Fabio Macedo, 1° vice-presidente; Arnaldo Barrenha Filho, 2° vice-presidente; Fernando Colluci dos Santos, 1° secretário; Amilson Queiróz Filho, 2° secretário; José Brito,1° tesoureiro; Nilo Ferraz, 2° tesoureiro, além da suplência executiva: Marcos Dias, Omar da Silveira, Osmar Leal, Edu de Souza, Newton de Souza, Anísio da Silva e Vilma Cervoni. Integram o Conselho Fiscal: Domildo de Jesus, Vicente de Lima, Maria Aparecida Brandão, José de Queiróz, Antônio Apréia e Romys de Oliveira e são delegados junto à Famasul: Wilberto do Amaral, Manoel Neto e José de Liveira.

Palestra - Após a posse, foi ministrada palestra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte) sobre diversificação de cultura e recuperação de pastagens, com o pesquisador Armindo Kichel, apresentando novo projeto que será desenvolvido na cidade em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur). O Curso de Recuperação de Pastagens será desenvolvido em cinco polos: Campo Grande, Aquidauana, Nova Andradina, Coxim e Paranaíba, com o objetivo de recuperar as áreas degradadas através do da diversidade de culturas. "O problema da pecuária de corte é o tradicionalismo e a monocultura. Com a capacitação e tecnologia adequada, serão apresentadas as soluções adequadas para cada propriedade, cada região ter sua pastagem recuperada", revelou Kichel.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul