Skip directly to content

Diretoria da Aprosoja/MS se reúne para discutir rumos do agronegócio em MS

A diretoria da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) se reuniu nesta quarta-feira (16), em Chapadão do Sul, para discutir os rumos do desenvolvimento da cultura de soja e milho no Estado.
Objetivos - Na ocasião, foram apresentados projetos para o fomento da pesquisa e da produção em Mato Grosso do Sul, além de estabelecido o planejamento de ações para os próximos meses. Entre os desafios propostos na reunião estão projetos que têm o objetivo de aprimorar práticas comuns nessas culturas, como a classificação de grãos, além de criação de documentos que visam organizar regras e parâmetros em benefício de produtores e compradores de grãos.
Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, a reunião é uma ação indispensável e já faz parte da agenda da diretoria. "Este grupo se reúne para abordar os principais assuntos ligados ao desenvolvimento da agricultura no Estado, sempre com o objetivo de apoiar o produtor rural e fomentar a economia, fortalecer o agronegócio e, ainda, auxiliar no desenvolvimento, tanto das cidades, quanto de Mato Grosso do Sul", afirmou.
Rumos - A associação também discutiu, na reunião, investimentos na área de meteorologia e de acompanhamento de safra, alternativas e rotas de exportação, além de temas voltados à pauta fiscal. Em relação a isso, a Aprosoja/MS debateu acerca de planos para ampliação da abrangência de seus projetos, já que mantém, não apenas diálogo, mas também parcerias com o Governo do Estado.
Entre os principais temas discutidos está o plantio da chamada safrinha de soja, que é a realização de novo plantio de soja logo após período de colheita dessa cultura. Preocupados com a disseminação de doenças como a ferrugem asiática, os diretores da entidade, que também são produtores rurais, discutiram o tema.
Para o diretor administrativo da entidade, André Dobashi, esse tipo de encontro tem foco na cadeia produtiva. "Como instituição de classe, nosso grande objetivo é ampliar a cadeia produtiva, falar das ameaças à essa cadeia e, também para nos pautar de ideias e ações que evitem o prejuízo ao produtor e à agricultura", finalizou.
Sobre a Aprosoja/MS – A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja. Ela faz parte do Sistema Famasul, assim como o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Funar (Fundação Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicatos Rurais. Seu objetivo central é unir a classe, valorizando-a. A sede da Aprosoja/MS está situada em Campo Grande, mas mantém canal de comunicação aberto com os sojicultores de todo o Estado através dos Sindicatos Rurais dos mais de 400 produtores de soja a eles associados.
Fotos: César Rodrigues
Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS, Liana Feitosa
128