Skip directly to content

"Dinapec é canal de difusão de conhecimento", avalia presidente da Aprosoja/MS

A partir de hoje (9), até o dia 11, acontece a 11ª edição da Dinapec - Dinâmica Agropecuária com o objetivo de estimular a interação entre a pesquisa-extensão e produtores rurais, empresários ligados ao agronegócio, pesquisadores, técnicos e profissionais da agropecuária, além de professores e estudantes de escolas técnicas rurais e universidades. Para a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) há anos o evento representa um avanço para a difusão de conhecimento.

Fortalecimento - "A disseminação de ciência e tecnologia é fundamental para a produção do Estado. Toda a capacidade produtiva que temos só pode ser desenvolvida através da transferência desses conhecimentos. Por isso, a Dinapec é extremamente importante para fazer com que a ciência e a tecnologia sejam transferidas ao produtor, que vai implementá-las e gerar desenvolvimento", afirmou Christiano Bortolotto, presidente da Aprosoja/MS.

A feira está instalada em uma área de 30 hectares com vários estandes onde se desenvolverão 10 temas de roteiros tecnológicos e 15 oficinas cujo credenciamento para participação deverá ser feito, preferencialmente, pela internet no endereço: https://www.embrapa.br/dinapec-2016.

Avanço - Para Bortolotto, o desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil, por vários momentos da História, passou por muita experimentação do produtor. Ou seja, o desenvolvimento foi muito pautado na experiência do produtor.

"Hoje, com a grande produção de informação que existe, é possível que toda tecnologia que existe seja transformada em informação ao produtor de forma muito ágil para que ele possa utilizá-la", contextualizou o presidente.

Circuito Aprosoja - Um dos canais da Aprosoja/MS para difusão de tecnologia é o Circuito Aprosoja, que atua diretamente com o empreendedor rural. "Diante da missão da Aprosoja, de fomentar a cadeia produtiva de soja e milho, o projeto Circuito Aprosoja é um projeto que transfere tecnologia para o produtor para que ele aumente sua rentabilidade", detalhou Bortolotto.

"Desta forma, o Circuito cria condições para a manutenção do homem no campo e para o desenvolvimento das cidades onde o campo é o principal agente econômico", completou. Para mais informações sobre o Circuito Aprosoja, confira o link: http://sistemafamasul.com.br/programas-aprosojams/circuito-aprosoja/.

Para o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a Dinapec exerce papel fundamental no Estado. "A Dinapec faz o trabalho de inclusão das pesquisas realizadas pela Embrapa e pelos parceiros. Ela faz essas pesquisas chegarem ao produtor rural para que ele consega aumentar a produtividade e sustentabilidade do setor produtivo, melhorando a qualidade, tanto na produção de grãos, como também de pastagens, mostrando essa integração", avaliou.

Embrapa - Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, esse é um momento especial da Dinapec, que chega à 11ª edição, devido à parceria firmada com o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

"A partir deste ano o Sistema Famasul assume com a Embrapa o protagonismo da realização da Dinapec e isso é muito bom porque mostra o esforço para um alinhamento da classe indica que o Estado está sempre pioneiro na inovação em ciência e tecnologia em benefício de toda a sociedade", afirmou.

Fernando Lamas, titular da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), destacou a harmonia entre os participantes do setor produtivo. "É extremamente gratificante poder viver num estado onde prdomina um ambiente de sinergia entre as instituições. E todas as ações e esforços dessas instituições convergem para um mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do Estado", disse.

Evento - A Dinapec acontece na Embrapa Gado de Corte fica na avenida Rádio Maia, 830, no bairro Vila Popular, em Campo Grande. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site: https://www.embrapa.br/dinapec-2016. O Catálogo completo da Dinapec está em: http://old.cnpgc.embrapa.br/mkt/dinapec-2016/Catalogo-Tecnologias-Dinapec-2016.pdf.

Sobre a Aprosoja/MS – A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja. Ela faz parte do Sistema Famasul, assim como o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Funar (Fundação Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicatos Rurais. Seu objetivo central é unir a classe, valorizando-a. A sede da Aprosoja/MS está situada em Campo Grande, mantém canal de comunicação aberto com os agricultores de todo o Estado de forma direta e através dos Sindicatos Rurais.