Skip directly to content

Dias de campo em MS levam orientações sobre Helicoverpa

A Fundação MS promove nesta semana dias de campo em cinco municípios de Mato Grosso do Sul. O objetivo é levar informações sobre o manejo de doenças e pragas que atacam as lavouras, como a lagarta Helicoverpa armigera e o percevejo barriga verde, além de apresentar informações e inovações sobre o cultivo da soja.

O circuito de dias de campo já passou quatro cidades: Naviraí, Caarapó, Sidrolândia e Rio Brilhante. Nesta semana os encontros serão realizados em Amambai (dia 3), Maracaju (dia 4), São Gabriel do Oeste (dia 5), Campo Grande (dia 7) e Antonio João (dia 8). Na próxima semana será promovido em Dourados (dia 11).

Falsa-medideira preocupa mais que Helicoverpa, diz pesquisador em MSSegundo o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Grigolli, ainda há muitas dúvidas quando o assunto é controle de pragas. No caso da Helicoverpa armigera, praga considerada nova no cenário brasileiro e que ataca diversas culturas, é essencial saber identificar a lagarta para que seu controle seja mais eficiente.

Dessa forma, os participantes terão conhecimento acerca das técnicas de manejo, além de procedimentos de amostragem – utilizados para quantificar os insetos presentes nas lavouras, com o intuito de observar a real necessidade da aplicação de inseticidas.

Agrodebate