Skip directly to content

"Dia do Produtor" é criado para levar conteúdo técnico a exposições agropecuárias

Iniciativa está sendo promovida pela Sociedade Rural Brasileira e Verum Eventos em parceria com Sindicatos Rurais

Para atender a uma demanda de diversos sindicatos rurais do Brasil, que solicitavam conteúdo técnico e de gestão para suas exposições agropecuárias, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Verum Eventos, empresa organizadora de eventos voltados para o setor agropecuário, com destaque para o Circuito ExpoCorte, idealizaram o “Dia do Produtor”. Durante um dia inteiro, realizado dentro da programação da exposição, são oferecidas palestras com especialistas de renome nacional para ajudar o pecuarista a desenhar o mapa da pecuária do futuro, com informações e dicas ao produtor.

O programa do “Dia do Produtor” abrange temas importantes com palestras como “Co-Gestão – Uma exigência da agropecuária competitiva”, “Pessoas – O fator chave para a agropecuária de resultados”, “Genética – Onde tudo começa”, “Castrar ou não castrar? Eis a questão!”, “O custo da não tecnificação na alimentação do seu rebanho” e “Tornar a fazenda tradicional economicamente sustentável”. A coordenação do fórum é de Francisco Vila, diretor da Sociedade Rural Brasileira com a participação de secretários, autoridades Locais, presidente do Sindicato Rural e produtores locais.

“O Dia do Produtor oferece uma visão sistêmica de assuntos estratégicos como sucessão familiar, gestão de pessoas, integração lavoura-pecuária, genética e nutrição. Essas temáticas, em seu conjunto, representarão a fórmula para construir o novo modelo de negócio da agropecuária vencedora. O debate final com personalidades da vida pública e associativa enquadrará os pilares estratégicos da produção rural no contexto do atual cenário político e econômico”, afirma Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos.

O Dia do Produtor tem o patrocínio da Zoetis, DSM-Tortuga e da Terra Desenvolvimento Agropecuário.

Primeira edição em Três Lagoas (MS)

A primeira edição do “Dia do Produtor” foi realizada no dia 17 de junho durante a 38ª Expotrês – Exposição Agropecuária de Três Lagoas, no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza.

Além das palestras que abordaram temas importantes para aprimorar a atividade pecuária, tais como melhoramento genético, sucessão familiar, integração lavoura-pecuária, nutrição e gestão de pessoas, teve grande destaque o debate final que discutiu a conjuntura e o cenário tecnológico da lavoura e da pecuária na região. O fórum teve a participação do presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia; do novo presidente da Famasul, Maurício Koji Saito; do diretor executivo da Fundação MS, Alex Melotto; diretor da Sociedade Rural Brasileira, Francisco Vila; do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares e do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

“Foi um evento que surpreendeu todos os presentes pelo conteúdo apresentado e o conhecimento dos palestrantes. Esperamos ter um evento maior no próximo ano, com o mesmo nível e qualidade. Foi surpreendente, pois além da participação dos produtores tivemos a presença de lideranças tanto no debate quanto na plateia”, avalia o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia. Ele destaca que o tema de co-gestão e sucessão familiar “mexeu muito com a cabeça dos produtores e certamente contribuirá para melhorar a atividade”.

“A sofisticação do mercado exige a modernização contínua dos agricultores e pecuaristas. Para facilitar esse processo, a Sociedade Rural Brasileira desenvolveu o conceito do ‘Dia do Produtor’ que apoia os Sindicatos Rurais no atendimento a seus associados e amigos. O primeiro evento foi realizado em Três Lagoas, reforçando o papel inovador dessa entidade. Profissionais de destaque orientam os produtores através de palestras e em conversas individuais. Trata-se de um passo inicial que o Sindicato aprofundará com outras ofertas de conhecimento ao longo do ano. O diferencial do evento é a visão integrada das diversas ferramentas tecnológicas e gerenciais que habilitam o produtor a ser mais competitivo”, explica o diretor da Sociedade Rural Brasileira, Francisco Vila.

Em Três Lagoas, além da Zoetis, Tortuga e Terra Desenvolvimento Agropecuário, apoiaram o Dia do Produtor a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), CRI Genética e Passarela Leilões.

Próximas edições em Cuiabá, Araçatuba, Pontes e Lacerda e Juara

Além de Três Lagoas, o “Dia do Produtor” já está confirmado na programação da Expoagro, no dia 03 de julho, em Cuiabá (MT); Expô Araçatuba, dia 09 de julho, em Araçatuba (SP); Expoeste, dia 08 de agosto em Pontes e Lacerda (MT) e Expovale, dia 12 de agosto, em Juara (MT).

As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas pelo site www.diadoprodutor.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Attuale Comunicação