Skip directly to content

Cutrale quer exportar 1,5 milhão de toneladas de soja na safra 2015/2016

A Cutrale, uma das maiores e mais tradicionais produtoras de suco de laranja do mundo, sediada em Araraquara, interior de São Paulo, pretende exportar cerca de 1,5 milhão de toneladas de soja na safra 2015/2016, o que representa um crescimento de 4% a 5% em relação a safra passada. Juan Araujo, diretor da Cutrale Trading, empresa que atua no setor de soja desde a safra 2012/2013, disse que a maior parte desse volume seguirá para a China.

"Os chineses vão continuar absorvendo a maior parte da produção de grãos brasileira", afirmou. Araújo disse que além do país asiático, parte da produção - fornecida por agricultores de Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais - o restante das exportações segue para países da Europa, sobretudo a região norte.

Na noite desta segunda-feira, a companhia realizou um jantar para compradores europeus e executivos no Hyatt Hotel, em Colônia, na Alemanha. A cidade sedia a Anuga 2015, maior feira de bebidas e alimentos do mundo.

A Cutrale Trading atua no Porto de Santos (SP) no terminal de escoamento da Cutrale, mas segundo Araujo, as operações de suco de laranja e soja são totalmente separadas. "Nós não descartamos nenhuma possibilidade do mercado", afirmou o executivo, sobre a questão logística. "Como temos muitos fornecedores na região centro-oeste, investir nos portos do arco norte não seria impossível, mas não neste momento".

Araújo diz que a empresa pode realizar investimentos futuros em vários segmentos, tanto nem logística como em outras culturas. Atualmente a companhia atua nos setores de laranja, banana [com a Chiquita Brands] e soja. "Não descartamos nenhum outro negócio que seja bom", afirmou. "Mas por enquanto, estamos mais preocupados com o clima [El Nino] do que com isso! vamos aguardar para ver o que vem pela frente".

Banana

No começo deste ano, a Cutrale adquiriu a Chiquita Brands, maior empresa comercializadora de bananas do mundo. José Luis Cutrale, dono da companhia, disse que ainda está "colocando ordem na casa" para definir qual será a estratégia da companhia. "Desde a aquisição, que foi muito intensa, estamos organizando a casa", afirmou o empresário, durante o Juice Summit, evento que reuniu as indústrias de suco de laranja na Bélgica.

A Chiquita compra bananas dos fornecededores e distribui em toda a Europa. A variedade mais comercializada é a Cavendishi, produzida na Costa Rica.

Fonte: Revista Globo Rural