Skip directly to content

Custos de produção e desafios de mercado são tema da 7ª etapa do Circuito Aprosoja

Laguna Carapã foi o sétimo município de Mato Grosso do Sul a receber o Circuito Aprosoja 2016, etapa promovida na noite desta quarta-feira (17). Durante o evento, foram oferecidas informações sobre mercado de grãos, custos de produção e gestão de propriedade.

O evento lotou o plenário do Sindicato Rural de Laguna Carapã e apresentou conhecimento especializado e gratuito a produtores, estudantes e profissionais do agro. O economista Flávio Roberto de França Júnior e o pesquisador Mauro Osaki foram os palestrantes da noite.

Oportunidade

Para o pecuarista e agricultor Inácio Rocha, de 65 anos, a oportunidade foi imperdível. Filho de pecuarista, adotou recentemente a integração lavoura-pecuária e, por isso, percebeu nas palestras conteúdos indispensáveis para quem deseja desenvolver um trabalho de qualidade.

"O conhecimento é fundamental para o trabalho porque cada vez mais se renovam as informações. Se a gente não vai atrás de mais conhecimento, a gente fica para trás e todo mundo sai perdendo. O campo é como uma empresa, é preciso dedicação, informação, tecnologia e conhecimento", afirmou.

Perseverança

Na ocasião, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, destacou o potencial da região e as boas condições naturais do sul do Estado, que privilegiam a produção de alimentos. Já o presidente do sindicato, João Firmino Neto, citou os grandes desafios enfrentados pelos agricultores na última safra, de milho, que foi afetada por diversas intempéries climáticas que atingiram diretamente a produtividade.

"Apesar dessas dificuldades, seguimos firmes e confiantes em Deus de que dias melhores virão. Com muito trabalho e dedicação, vamos continuar contribuindo para o crescimento da nossa cidade e da nossa região", concluiu Firmino.

Nesta semana, o Circuito Aprosoja 2016 passou pelas cidades de Deodápolis, na terça-feira (16), Laguna Carapã ontem (17) e, hoje (18), passará por Nova Andradina. A programação começa às 18h30.

Inscrições

As inscrições para interessados em participar das próximas etapas do circuito ainda estão abertas. Até o final do ano, 11 cidades ainda serão visitas pelo projeto. Basta realizar inscrição gratuita pela internet por meio do link: http://www.sympla.com.br/AprosojaMS. Também é possível preencher a ficha de inscrições por cidade.

Nova Andradina: https://goo.gl/0dPGSh

O Circuito Aprosoja 2016 conta com o patrocínio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), além de ser uma parceria da Aprosoja/MS com o Sindicato Rural do município, com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS, Liana Feitosa.