Custo maior e crédito atrasado podem limitar aumento da área de soja, diz Cepea
A alta nos custos e a demora na liberação de crédito podem frear o otimismo dos produtores de soja e até limitar o crescimento da área plantada na safra 2015/2016. A avaliação foi divulgada nesta segunda-feira (31/8) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Os pesquisadores lembram que, embora os preços estejam satisfatórios para os produtores, os custos de produção em alta podem reduzir as margens da atividade na próxima safra. “Além disso, os créditos de custeio ainda não foram liberados o que, inclusive, tem atrasado a compra de insumos para a safra 2015/16. Esse cenário pode limitar o avanço na área com a oleaginosa”, informa o Cepea.
Em relação à soja da safra velha, a nota da instituição informa que está praticamente todo comercializado. Segundo os pesquisadores, o que resta deve ser estocado à espera de cotações ainda melhores.
Neste mês, o grão acumula alta de 1,41% de acordo com o indicador do Cepea com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR). O valor chegou a R$ 77,20 a saca de 60 quilos na última sexta-feira. A referência para o mercado físico com base nos negócios no Paraná chegou a R$ 72,62 e acumula elevação de 3,62%.
Fonte: Globo Rural
- Entrar to post comments