Consórcio braquiária e milho na reestruturação do solo
O uso da braquiária entre as lavouras de milho durante a segunda safra é um forma de diversificação de culturas que tem ajudado muitos produtores a reestruturarem solos já em fase de degradação com o uso contínuo de uma só cultura. Ildefonso José Haas, extensionista do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), afirma que a monocultura traz dificuldades no manejo de solo.
"O uso somente de soja sucedido pelo milho é prejudicial", alerta o especialista. Hass exemplifica que produtores que adotaram o consórcio de milho segunda safra com braquiária garantiram um incremento de até 20% nos índices de produtividade. O aumento do rendimento da lavoura, assegura ele, se deve principalmente ao aumento dos índices de matéria orgânica no solo.
Outro benefício dessa associação é que o agricultor também evita a disseminação de ervas daninhas, já que a braquiária não deixa que plantas invasoras cresçam. Hass frisa que ainda há uma dificuldade dos produtores em realizar o manejo de solo.
Fonte: Folha Web
- Entrar to post comments