Skip directly to content

Compre do Pequeno deve ser fortalecido ano a ano

O movimento Compre do Pequeno Negócio, liderado pelo Sebrae para estimular a demanda por produtos e serviços nas empresas de pequeno porte, terá uma nova edição em 2016. A informação é do presidente da instituição, Luiz Barretto, que, no último fim de semana, participou de eventos do calendário oficial da iniciativa.

Barretto fez uma avaliação positiva dos resultados desta primeira edição, lançada em agosto e que teve nesta segunda-feira (5/10) o seu chamado Dia D, data escolhida por ser o Dia da Micro e Pequena Empresa. Segundo ele, mais de 200 mil empresas de diversos setores da economia se cadastraram no site oficial do movimento.

“Já estamos pensando, para que ano a ano a gente tenha um aumento da força do Compre do Pequeno. A ideia é que a gente possa transformar numa data importante do comércio e venda esse conceito da importância do pequeno”, afirma o executivo.

O argumento para estimular a demanda nos pequenos negócios é reforçado pelos números. De acordo com o Sebrae, são mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. O segmento responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e por 52% dos empregos formais.

No meio rural, são cerca de 15 mil produtores atendidos pela instituição nos 27 estados do Brasil. Só no Movimento Compre do Pequeno Negócio, foram agendadas ações diretamente voltadas para o agricultor em pelo menos 193 municípios, entre programas de capacitação e incentivos a vendas como feiras e eventos.

“O que estamos querendo fazer é recuperar espaços, com produtos de qualidade, bom atendimento, e, ao mesmo tempo, fazendo essa relação: as matérias-primas a serem compradas, comprar também do pequeno. No próximo ano, a gente quer reforçar essa ligação entre o campo e a cidade”, diz Luiz Barretto.

Fonte: Revista Globo Rural