Com só 6 mil inscritos, governo de MS quer mais divulgação do CAR
Com aproximadamente 6 mil inscritos, de um total de cerca de 80 mil produtores que devem informar dados ao Cadastro Ambienta Rural (CAR) em Mato Grosso do Sul, o que representa somente 7,5%, o governo do estado pretende intensificar as ações de divulgação do registro.
O registro no CAR é obrigatório. No sistema os produtores devem declarar as informações ambientais de suas propriedades rurais. Os dados vão possibilitar o controle, monitoramento e planejamento ambiental no estado. Conforme o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para que o produtor rural tenha acesso ao CAR ele precisa antes fazer um cadastro prévio no Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (Siriema).
O primeiro prazo para o cadastramento terminou no 5 de maio de 2015, mas foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) até 5 de maio de 2016. O registro no CAR é o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental para uso ou exploração dos recursos naturais das propriedades rurais.
Segundo a secretaria estadual de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), neste segundo semestre o governo do estado pretende levar atendimento técnico especializado aos municípios do interior do estado para desmistificar e esclarecer a importância do registro.
Ações já realizadas
Uma das iniciativas já realizadas para divulgar a importância da prestação de informações ao cadastro foi o atendimento e a orientação técnica oferecidas por servidores do Imasul durante a “Rota do Desenvolvimento”, ação de fomento ao empreendedorismo, realizada pelo governo do estado e entidades do Sistema “S”, em Nova Andradina.
Dezenas de produtores aproveitaram a oportunidade para concluir o registro no CAR. Na próxima edição da Rota do Desenvolvimento, em Coxim, a iniciativa deverá ser repetida. Além disso, deverão ser promovidas campanhas de divulgação e orientação principalmente no interior do estado.
Em Campo Grande, proprietários de imóveis rurais e consultores podem procurar os técnicos do Imasul e da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), no Parque dos Poderes, para que possam tirar dúvidas e obter mais esclarecimentos sobre o preenchimento do CAR.
Fonte: Agrodebate
- Entrar to post comments