Skip directly to content

Com Helicoverpa armigera, vendas de defensivos devem bater novo recorde

Estimativas de mercado apontam para um novo recorde na vendas de defensivos agrícolas em 2013, com faturamento das indústrias do setor batendo os US$ 11 bilhões. O número (ainda sem confirmação oficial) representaria aumento de 13% em relação a 2012 (US$ 9,7 bilhões).

O forte crescimento das vendas se deve à expansão na área cultivada, à subida de preços, à valorização do dólar e muito especialmente o aparecimento de novas pragas no Brasil. Na guerra contra a Helicoverpa armigera, os produtores tiveram de comprar mais e novos produtos – aumentando o número de aplicações.

Entre os defensivos mais comprados, os inseticidas passaram a ter preponderância. Nos anos anteriores, esses agroquímicos dividiam a participação no mercado com fungicidas e herbicidas.

A perspectiva de comercialização para este ano é positiva. Os preços seguem remuneradores ao produtor, o que o deixa capitalizado e disposto a investir. No entanto, os especialistas não acreditam em resultados iguais aos de 2013, principalmente em função do caos logístico.

Agrolink