Skip directly to content

Colheita na Argentina está rendendo produtividades acima da média

Apesar do clima irregular nesta temporada, os produtores rurais argentinos estão colhendo volumes acima da média, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires em boletim divulgado ontem. No caso da soja, a produtividade aferida até o momento é de mais de 3,1 mil quilos por hectare (o equivalente a 52 sacas por hectare). Já o milho tem rendimento de 6,7 mil quilos por hectare (mais de 110 sacas por hectare). Os resultados surpreendem e sustentam as projeções de colheita no país vizinho. A previsão é que sejam retiradas das lavouras 54,5 milhões de toneladas de soja e 24 milhões de toneladas de milho.

Os números atuais foram rebaixados em relação ao potencial inicial, por conta de uma estiagem e também do excesso de chuvas durante o desenvolvimento das plantações, mas ainda indicam safra cheia no país. Atém o momento, 13% da área de milho 9,5% da de soja foram colhidos. A meteorologia indica que os trabalhos devem correr normalmente nos próximos dias. A partir do próximo final de semana, porém, há previsão de chuvas de até 35 milímetros no cinturão de produção argentino.

No mercado

6 milhões de toneladas É o volume de soja colhido até agora dos campos argentinos, segundo dados da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Das lavouras de milho saíram 3 milhões de toneladas.

Gazeta do Povo