Colheita da soja se aproxima da metade do terreno cultivado nos EUA
Favorecida pelo clima seco, a colheita de grãos segue acelerada nos Estados Unidos. Relatório divulgado na tarde desta segunda-feira (5/10) pelo Departamento de Agricultura do país (Usda) mostra que os trabalhos de retirada de soja e milho das lavouras estão uma semana adiantados em relação ao ano passado. No caso da oleaginosa, o indicador de colheita trouxe avanço de 21 pontos percentuais nos últimos sete dias. Segundo o órgão, 42% do terreno dedicado à cultura foram colhidos até domingo (4/10). Em 2014, as máquinas haviam colhido somente 19% da área ocupada pela soja até o fim da primeira semana de outubro. A média histórica dos últimos cinco anos é de 32% para esta época.
O culivo da soja foi ampliado nesta temporada e a expectativa é de que a produção norte-americana supere pelo segundo ano consecutivo a marca de 100 milhões de toneladas.
A colheita de milho também está a todo vapor no país, os trabalhos de campo foram concluídos em 27% da área cultivada com o cereal. No ano passado, o indicador estava em 16%. Já a média de cinco anos é de 32%.
Se a previsão da meteorologia se confirmar, os agricultores americanos deverão manter o ritmo de colheita da temporada. De acordo com o Serviço Nacional de Clima dos Estados Unidos, não há chuvas nos radares para esta semana na principal região produtora de grãos do país, no Meio-Oeste.
Além disso, as plantações de grãos estão em melhores condições de desenvolvimento. No caso da soja, 64% das lavouras são consideradas boas ou excelentes. Na semana passada, esse indicador era de 62%. E a avaliação do Usda é que as lavouras de milho estão de estáveis a melhores em relação à semana passada e 68% estão em boas ou excelentes condições.
- Entrar to post comments