Skip directly to content

Chuvas amenizam perdas em parte das lavouras do país

As chuvas que ocorreram nos últimos dias amenizaram um pouco as perdas em praticamente todo o Brasil. Os prejuízos nas lavouras causados pela seca e calor foram grandes neste início de ano, devido a influência de um bloqueio atmosférico. Os valores reais destas perdas ainda são muito subjetivos, mas é fato que o Brasil irá colher uma safra menor de café, soja, milho e feijãoem 2014, por causa dessa anomalia climática do verão.
De acordo com a previsão, depois destas pancadas de chuva no Sudeste do Brasil, por exemplo, a tendência é a volta do tempo firme em algumas áreas. Não deve ter ocorrências de volumes altos de chuva nas próximas semanas entre São Paulo e Minas Gerais. Isso pode provocar novas perdas pontuais em praticamente todas as culturas. Já no Rio Grande do Sul, a volta do tempo seco irá favorecer a colheita do milho e início da colheita da soja e do arroz.
Por outro lado, em Mato Grosso, a preocupação do produtor não é com a falta de chuva e sim com o excesso que pode atrapalhar a colheita da soja e a finalização do plantio do milho safrinha. Segundo a Somar Meteorologia, ainda há previsão de chuvas intermitentes nos próximos 10 dias no Estado o que pode trazer algumas perdas localizadas nas lavouras. No Paraná, a preocupação também está voltada com o milho safrinha, mas por outros motivos.

– A janela de plantio está se estreitando e com isso a dúvida do produtor é plantar milho agora e correr risco de uma geada precoce entre abril e maio, ou deixar o solo parado e plantar o trigo até abril – explica o agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos.

As previsões estendidas, até o momento, não indicam temperaturas inferiores aos 7°C entre abril e maio e, portanto, tiram o risco de geada precoce. A geada só entra em formação com temperaturas em torno dos 3ºC.

Canal Rural