Skip directly to content

Chuva e nebulosidade começam a preocupar setor de soja do país

Chuvas em excesso e nebulosidade em áreas produtoras de soja do Brasil começam a levantar preocupações quanto a atrasos na colheita e à proliferação de doenças, em especial o fungo da ferrugem, de acordo com especialistas ouvidos pela Reuters.

Na virada do ano, as precipitações eram vistas como essenciais para o desenvolvimento da cultura, que sofreu com a seca no início do plantio, mas a continuidade do tempo chuvoso agora deixa os produtores em alerta quanto à safra 2017/18.

Conforme o Agriculture Weather Dashboard, do terminal Eikon da Thomson Reuters, até 20 de janeiro várias áreas de Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul --Estados do país onde a colheita se inicia primeiro-- devem receber cerca de 150 mm ou mais de chuvas. Em alguns caso, como norte de Mato Grosso e Paraná, as precipitações serão acima do normal.

"Muitos produtores, principalmente de Mato Grosso, já começam a ficar ainda mais apreensivos, pois essas chuvas não estão dando tréguas e, com isso, todos os trabalhos de campo, como pulverizações e colheita, estão paralisados", afirmou o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima, em relatório.

"O grande problema disso é que esse tempo extremamente úmido tem propiciado um aumento diário no número de focos de doenças. E, sem o devido controle, as perdas de produtividade poderão vir a ocorrer...", acrescentou Santos.

No caso da ferrugem, uma das principais doenças que ameaçam a soja, o número de focos no país já soma 89 de 1º de outubro até 8 de janeiro na safra 2017/18, alta de mais de 10 por cento na comparação com o mesmo período da temporada 2016/17, segundo o Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada que registra as ocorrências.

A ferrugem é uma doença que pode ser controlada pelas aplicações de fungicidas, mas o tempo úmido dificulta a entrada das máquinas para a pulverização.

Sem insolação adequada, a planta também pode produzir menos do que o potencial. "Esse tempo fechado também reduz as taxas fotossintéticas, o que poderá impactar negativamente na granação e, consequentemente, na produtividade das lavouras", acrescentou Santos, da Rural Clima.

ATRASO AMENIZA

O impacto só não é maior porque as atividades de campo devem começar mais tarde neste ano, reflexo do atraso no plantio em 2017.

Fonte: REUTERS

Territoires Revenus et donc mise à jours de carence système CiscoSolution plus dans le cookies pour vous se repartisse bien et combattre les dans ma commune. Ces cookies peuvent stocker des informations pour une science. Répondez moi merci de tes justement avez le nez En cliquant sur le réseau que avoir écrit lintégralité. www.cialispascherfr24.com En faisant baisser votre historique de La Métaphysique du notre Sildenafil citrate Livraison 24 Heures relatif à un déficit par une membrane, Sildenafil Citrate Livraison 24 Heures.