Skip directly to content

Chuva acima da média paralisa colheita da soja na região de Dourados

A colheita da soja está parada na região de Dourados, uma das maiores produtoras do grão em Mato Grosso do Sul. O motivo é a chuva constante que cai no município e cidades vizinhas. Em 13 dias de fevereiro já choveu 193 milímetros, quase o dobro do previsto para o mês inteiro.

O engenheiro agrônomo Gilberto Darci Bernardi afirmou que apesar de o tempo chuvoso preocupar, ainda não há prejuízo para os agricultores. Entretanto, se a chuva continuar nos próximos dias pode comprometer a qualidade do produto.

“Muita chuva neste momento aumenta a umidade do grão, o solo fica saturado, o grão perde peso, fica de menor qualidade. Numa situação mais grave o grão fica ardido e apodrece”, afirmou Bernardi ao Campo Grande News. Segundo ele, pelo menos metade das lavouras de soja já foi colhida em Dourados.

No município de Dourados foram plantados pelo menos 150 mil hectares com soja na safra 2016/2017. Gilberto Bernardi disse que a produtividade tem se mantido na média esperada de 50 sacas por hectare, mas com picos de até 55 sacas em algumas lavouras.

Fonte:  Helio de Freitas/ Campo Grande News