Skip directly to content

Campo Grande recebe Dia de Campo sobre cultivo de soja nesta sexta

Com o objetivo de levar informações técnicas que auxiliam o produtor rural na tomada de decisão, a Fundação MS realiza, a partir desta semana, os já tradicionais “Dias de Campo”. Produtores rurais, técnicos agrícolas e acadêmicos poderão tirar dúvidas sobre pragas como Helicoverpa armigera e o percevejo barriga verde e sobre a cultura da soja, além da utilização de nitrogênio visando produtividade dos grãos. Nesta sexta-feira, 07, o evento é realizado em Campo Grande, a partir das 08h, na Fazenda Estância Cláudia, saída para Sidrolândia.

Segundo o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Grigolli, ainda há muitas dúvidas quando o assunto é controle de pragas. No caso da Helicoverpa armigera, praga considerada nova no cenário brasileiro e que ataca diversas culturas, é essencial saber identificar a lagarta para que seu controle seja mais eficiente. Dessa forma, os participantes terão conhecimento acerca das técnicas de manejo, além de procedimentos de amostragem – utilizados para quantificar os insetos presentes nas lavouras, com o intuito de observar a real necessidade da aplicação de inseticidas.

Sobre a necessidade da entrada de controles químicos nas lavouras de soja e milho, o pesquisador abordará alguns exemplos comuns nas duas culturas. “Geralmente essa praga ataca após a semeadura, ou seja, direto na semente. Por isso, vamos falar sobre a quantidade de insetos e a aplicação dos produtos”, explica o pesquisador.

Cultivares de soja geneticamente modificadas também serão abordadas nos dias de campo, por meio de palestras ministradas pelo pesquisador de fitotecnia soja da Fundação MS, Carlos Pitol. Assuntos como produtividade e rentabilidade ao produtor estão na pauta. “A cada ano novas cultivares são recomendadas, pois o melhoramento de soja é bastante dinâmico”, acrescenta Pitol.

Serviço: O Dia de Campo, em Campo Grande, será realizado na Fazenda Estância Cláudia (sentido Sidrolândia, após o Gasoduto, a direita).

Mais informações podem ser obtidas junto a Fundação MS, no telefone (67) 3454-2631

Confira o restante do calendário:

08/02 – Antônio João

11/02 – Dourados

Sato Comunicação