Skip directly to content

Calor e tempo seco antecipam a colheita de soja na região Centro-Oeste

Lavouras de soja estão apresentando redução nos seus potencias produtivos por conta das altas temperaturas e dos baixos volumes de chuva. A chuva que atinge as regiões produtoras, muitas vezes, é de forte intensidade e acompanhada de rajadas de vento que prejudicam a soja e outras culturas.

O tempo seco e o calor estão levando a antecipação do ciclo da cultura e, consequentemente, ao adiantamento do período de colheita. O Estado de Mato Grosso está com 10% das áreas colhidas e Goiás com 11%. O Mato Grosso do Sul e Paraná já apresentam 8% de seus campos de soja colhidos, sendo que apenas a faixa oeste do Paraná já está com 53% das áreas colhidas, segundo dados da Cooperativa Agroindustrial.

Já as lavouras de soja do Mato Grosso estão apresentando condições bastante satisfatórias ao seu desenvolvimento, já que as chuvas no Estado vêm ocorrendo com boa frequência e volumes significativos, o que mantém o solo com bons índices de umidade. Apenas em alguns trechos do norte e do oeste do Estado é que estas chuvas têm dificultado as atividades de campo e prejudicado a lavoura com o excesso de umidade.

Consequências do calor
Na noite de domingo, dia 2, um tornado atingiu a cidade de Taim, no Rio Grande do Sul, e destruiu completamente um silo de armazenagem de arroz. No interior de São Paulo, algumas cidades cafeeiras estavam com o tempo seco e quando a chuva ocorreu, a pancada veio acompanhada de granizo o que provocou a queda prematura do café.

O calor verificado em janeiro e início de fevereiro vai continuar nos próximos dias. Em Casca, no norte do Rio Grande do Sul, a interrupção de energia associada ao calor estimado de 40 graus provocou a morte de mais de 3.000 aves. As capitais brasileiras terão sensação térmica superior aos 50 graus nesta semana e a condição do interior da maioria dos Estados será similar. Em São Paulo, as temperaturas vão ficar superiores aos 33 graus até o final da primeira quinzena. As chuvas previstas para os próximos dias serão insuficientes para ajudar a agricultura ou repor o índice dos reservatórios.

Canal Rural