Skip directly to content

Produtor rural de Chapadão do Sul, Alberto Schlatter, vence o Prêmio Personagem Soja Brasil

Premiação é organizada pelo Canal Rural
15/05/2025 - 11:00

O produtor rural de Chapadão do Sul, Alberto Schlatter, venceu o Prêmio Personagem Soja Brasil.  A premiação organizada pelo Canal Rural, foi realizada em Brasília,  e tem o objetivo de reconhecer a pesquisa, e o trabalho de produtores rurais de todo o país.   

O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, prestigiou a premiação e parabenizou Alberto Schlatter. ""A escolha de Alberto Schlatter como Personagem Soja Brasil é um reconhecimento mais que merecido a um produtor que representa a força, a coragem e a visão de futuro do agro sul-mato-grossense. Schlatter é exemplo de pioneirismo e dedicação à terra, à tecnologia e à sustentabilidade. Para nós, da Aprosoja/MS, é motivo de orgulho ver um produtor do nosso Estado sendo homenageado nacionalmente por sua contribuição ao desenvolvimento da soja no Brasil. Essa conquista também é reflexo do trabalho coletivo de milhares de produtores que acreditam no potencial do nosso setor para transformar realidades e gerar oportunidades".

Alberto Schlatter venceu na categoria voto popular.  "Mesmo sem ter tido oportunidades, mas com princípios de ser alguém útil para a sociedade, eu consegui criar uma equipe que conseguiu alavancar e chegar a esse ponto.  Eu sou muito grato às entidades, e à técnica que foi posta à nossa disposição. Então,  eu quero agradecer muito o Canal Rural e a Aprosoja. Realmente eu consegui unir a família e os funcionários e foi a vitória muito grande, e eu me sinto muito privilegiado e aconselho todos os meus colegas que a gente deve investir muito mais no sólido e no que é eterno e no legado. O legado é a única coisa que fica após nós partirmos dessa terra".

 

Premiados

Na categoria Pesquisador – Voto Popular, o vencedor foi Anderson Cavenaghi, um renomado professor e doutor, referência nacional em proteção de plantas. Anderson destacou a importância do reconhecimento: “É muito bom perceber que o trabalho é reconhecido. Fico feliz!”

Na categoria Produtor – Voto Popular, o vencedor foi Alberto Schlatter, produtor de Chapadão do Sul (MS), que alia a tradição familiar com práticas modernas no campo, apostando em tecnologia e sustentabilidade. Ele ressaltou a importância da união entre o produtor e a pesquisa brasileira: “Para salvar o Brasil, precisamos ser patriotas.”

Na categoria Pesquisador – Júri Técnico, o premiado foi Julio Cezar Franchini, pesquisador de Londrina (PR), reconhecido por seu trabalho no manejo e conservação do solo. “Estou muito feliz, agradeço. Isso me pegou de surpresa. Agradeço à minha família pelo apoio. É bom perceber que meu filho também quer ser pesquisador da Embrapa”, disse Julio.

Na categoria Produtor – Júri Técnico, a vencedora foi Claudia D’Agostini, produtora rural de Sabáudia (PR), que inova na gestão de sua propriedade ao lado da irmã, com foco em tecnologia e sucessão familiar. “É uma alegria muito grande. Estou no começo dessa jornada, dando continuidade ao trabalho do meu pai. Espero inspirar pessoas, principalmente mulheres no agro brasileiro”, afirmou Claudia.

Além dos vencedores, Cecilia Czepak (UFG) e Oliveiro Alves de Melo (Balsas – MA) também receberam prêmios de participação, como reconhecimento por suas contribuições significativas para o setor. Cecilia é uma referência no manejo integrado de pragas, desempenhando um papel decisivo na sanidade das lavouras em várias regiões do país.

Já Oliveiro, com sua atuação na Cooperação Nipo-Brasileira e seu papel essencial no desenvolvimento sustentável da soja no Cerrado, tem sido um grande aliado na promoção de práticas agrícolas responsáveis. Ambos foram reconhecidos por sua dedicação e impacto contínuo no agro brasileiro, mesmo não conquistando prêmios nas categorias principais.

A premiação foi prestigiada por diretores e presidentes das Aprosojas dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí e Tocantins, que participam no dia seguinte de assembleia da Aprosoja Brasil para discussão dos temas de interesse da entidade. Também estiveram na premiação representantes da Embrapa, Embrapa Soja, entidades e empresas do setor agropecuário.

Texto: Crislaine Oliveira (Assessoria da Aprosoja/MS) e Aprosoja Brasil

Foto: Aprosoja Brasil