Skip directly to content

Área plantada com milho pode cair mais de 8% neste ano

A queda nos preços internacionais do milho vem desestimulando o produtor brasileiro, que neste ano plantará menos o cereal. Para a safra 2013/14, a previsão de redução da área plantada com milho no Brasil é de cerca de 8,4%, segundo dados da Informa Economics FNP.

Em números, a empresa projeta que serão plantados 1,3 milhão a menos de hectares neste ciclo – 14,5 milhões de hectares ante 15,8 milhões de hectares plantados na safra 2012/13. A consultoria destaca a redução nos preços internacionais do milho, que vem sendo cotado a valores mais baixos desde 2012, e que para este ano essa tendência deve continuar, visto os recordes de produção norte-americana e chinesa e a boa safra registrada no hemisfério norte, com excesso de oferta em um mercado onde a demanda não será suficiente para sustentar os preços.

Outro fator que pressiona os preços ainda mais para baixo é a incerteza em relação à aprovação da proposta da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos, que estuda a possibilidade de, em 2014, reduzir a mistura de biocombustíveis na gasolina vendida no mercado americano para 15,2 bilhões de galões. O volume, composto sobretudo de etanol de milho, é cerca de 16% menor ao estipulado pelo Congresso na lei de combustíveis renováveis.

Para o analista da Informa Economics FNP Aedson Pereira, apenas a especulação de que tal proposta seja aprovada já influencia negativamente o mercado, principalmente considerando que dos 350 milhões de toneladas de milho produzidos pelos norte-americanos, 130 milhões de toneladas são destinadas a produção interna de etanol. Caso a redução no mandato do etanol seja aprovado, seriam 130 milhões de toneladas de milho “sem destino”, mais um fator pressionando os preços para baixo.

Sou Agro