Skip directly to content

Aprosoja Brasil se reúne com Ministro da Agricultura

A Aprosoja começa o ano buscando soluções das demandas dos produtores junto ao governo. E por isso, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira aproveitou se reuniu com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade e com o secretário de Política Agrícola, Neri Geller.

A necessidade de aumentar a eficiência no desembaraço alfandegário nos portos, portarias pendentes de emergência fitossanitária para Helicoverpa armigera, safrinha de soja e necessidade de vazio sanitário para mosca branca foram os principais itens discutidos.

Durante a reunião o ministro se mostrou extremamente solícito e após dar explicações sobre ações emergenciais nos portos para acelerar a liberação de cargas de caminhões e da fila de navios nos portos, também aproveitou para assinar duas portarias que beneficiam os produtores. Uma das portarias estabelecerá quais os municípios de Mato Grosso foram afetados pela Helicoverpa e que estão amparados pelo estado de emergência. Com isso, esses municípios poderão aplicar o plano de controle pra Helicoverpa, inclusive se preciso importar e utilizar o Benzoato de Emamectina. A outra deve alterar a redação da portaria que autoriza a importação de Benzoato, retirando a necessidade de que a licença de importação tenha data posterior a sua publicação. Com isso, produtos que já tinham sido importados poderão ser utilizados.

No encontro, a Aprosoja Brasil aproveitou para convidar as autoridades para participarem do lançamento oficial da colheita, que será no Paraná, no dia 1º de fevereiro.

Aprosoja Brasil