Aprosoja apoia programa de certificação para pulverização aérea
A Aprosoja irá apoiar a Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS). O anuncio em defesa do programa de boas práticas na aviação agrícola foi feito nesta segunda-feira (22/6). O documento visa evitar acidentes envolvendo as aeronaves – especialmente na aplicação de defensivos. O trabalho foi uma parceira da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) com professores da Unesp-Botucatu, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Uberlândia.
“Pretendemos chamar a atenção sobre a importância da certificação. Acreditamos que os treinamentos ajudarão a reduzir os riscos da atividade”, afirma Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Para o executivo, a CAS também pode contribuir para uma aplicação de defensivos mais “efetiva, organizada e responsável”.
Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 2.000 aeronaves trabalhando com pulverização aérea de defensivos. O serviço atualmente conta com 47 empresas certificadas em todo o Brasil. A partir da parceria com a Aprosoja o número deve crescer.
Para Ulisses Antuniassi, professor da Unesp e cooredenador do programa, o objetivo principal éconscientizar pilotos e empresas aéreas dos riscos ambientais existentes no trabalho de pulverização. “Queremos promover a segurança ambiental da aplicação. O programa incentiva as boas práticas na aplicação aérea e esses conceitos ajudam a reduzir o risco de deriva e de possíveis impactos ambientais na aplicação aérea”, diz.
Fonte: Globo Rural
- Entrar to post comments