Skip directly to content

Analistas revisam para cima expectativa para PIB deste ano

Analistas de mercado e representantes de instituições financeiras fizeram um leve ajuste para cima na expectativa de crescimento da economia brasileira neste ano. É o que informa o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (14/4) pelo Banco Central.

A estimativa passou de 1,63% no relatório da semana passada para 1,65% no atual. Para 2015, segue a perspectiva de um crescimento de 2% para a economia brasileira.

Os economistas revisaram para cima a projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o índice oficial de inflação. A avaliação passou de 6,35% para 6,47%, na sexta semana seguida de revisão para cima.

Apesar disso, foi mantida pela terceira semana seguida a expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, que deve encerrar 2014 em 11,25% ao ano. Os especialistas consultados pelo Banco Central também mantiveram a perspectiva para a taxa de câmbio, que deve estar até o fim do ano em R$ 2,45 por dólar.

Para o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, o Boletim Focus mostrou uma piora em todas as variáveis chave analisadas. Em comunicado, além da alta da inflação, de uma forma geral, ele destacou que a expectativa para os preços administrados é de aumento de 4,6% neste ano.

Perfeito destacou também que a projeção de saldo da balança comercial vem caindo a cada semana. No boletim desta segunda-feira, o dado foi revisado para baixo pela sétima semana seguida para um superávit de US$ 3 bilhões.

“Mais uma vez tudo sugere para pelo menos mais uma alta de 25 pontos base na Selic em maio”, avaliou o economista, referindo-se à próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Revista Globo Rural