Skip directly to content

Amambai finaliza plantio do Milho Safrinha

O plantio da área dedicada ao milho safrinha em Amambai foi finalizado, segundo informações do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto, a produção do milho safrinha tem boas expectativas, pois apesar dos desafios climáticos, a plantação foi concluída com sucesso e os preços estão atrativos. Amambai possui uma área de aproximadamente 40 mil hectares destinados ao cultivo do milho safrinha.

A ocorrência de muitas chuvas no final da colheita da soja prejudicou o início da plantação do milho safrinha. Segundo Peixoto, outro fator que preocupa a produção é a ocorrência do percevejo Barriga-Verde. “É importante que os produtores fiquem atentos ao ataque dessa praga, pois no início do desenvolvimento, o milho é mais sensível a estes ataques”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Amambai.

O percevejo costuma aparecer logo no início do plantio do milho, quando as pragas já estão alojadas na palhada resultante da colheita da soja. Tanto as ninfas quanto os adultos se alimentam da seiva das plantas, que sugam das hastes, brotos e vagens.

As condições climáticas predominantes durante a fase de desenvolvimento da cultura da soja exercem grande influência sobre a incidência de percevejos no milho safrinha. Quando as temperaturas estão mais elevadas, observa-se maior ocorrência de percevejo-marrom e, quando as temperaturas estão amenas, observa-se maior ocorrência do percevejo barriga-verde.

 

Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Amambai