Skip directly to content

Alunos do curso de moleiro do Senar/MS são imediatamente absorvidos pelo mercado

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, encontrar uma boa colocação depois de obter qualificação é o desejo dos profissionais que buscam ampliar conhecimento. Foi o que aconteceu com Viviane Mesquita, contratada por uma multinacional uma semana depois de fazer o curso de moleiro, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), em Maracaju.

A atividade de moleiro consiste na classificação e análise de grãos é uma das boas oportunidades oferecidas pelo agronegócio no Estado. Este profissional faz a seleção e acompanha o processo de moagem dos grãos de soja e milho. Para atender propriedades produtoras de grãos, armazéns e indústrias relacionadas aos grãos, o Senar/MS, iniciou no ano passado a formação neste segmento profissional.  A primeira turma do curso de foi realizada no Sindicato Rural de Maracaju e entre outubro e dezembro.

Com 160 horas, a capacitação obteve resultados animadores com mais da metade dos 26 alunos empregados antes mesmo do fim do curso, oferecido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "A qualificação foi muito informativa, detalhada e fez com que eu me identificasse com os temas. Aprendi muito e na semana em que conclui o curso já estava empregada", revela Viviane. Graduada em engenharia, ela enfrentava dificuldades para encontrar colocação na área antes do curso do Senar/MS.

Além da parte específica, os cursos do Pronatec são desenvolvidos com conteúdos destinados ao empreendedorismo, como o Empreender no Campo, onde são trabalhadas sete competências empreendedoras para aprendizado de definição estratégica de marketing, preço do produto, lançamento no mercado e comercialização do produto.

Para o instrutor do curso, Elcio Prizão, os resultados obtidos com a qualificação foram os melhores possíveis, principalmente diante da realidade do município, onde há muitos armazéns e pouca mão-de-obra qualificada. "Maracaju conta com grandes armazéns e a tendência é expandir. Há relatos de produtores que perdem parte de sua produção por conta de leigos manejando os grãos. Depois da qualificação, observamos o quanto esse profissional é valorizado, já que houve grande procura pelos alunos para contratação por parte das empresas", revelou o instrutor.

Prizão assegura que o curso traz grandes oportunidades no mercado de trabalho. "Quem passar por esta capacitação do Senar/MS, estará apto para o mercado de trabalho", garante. “Sem as orientações recebidas eu não teria encontrado meu espaço. Hoje tenho muitos projetos", comemora Viviane Mesquita. O Curso de Moleiro é oferecido gratuitamente pelo Senar/MS, via sindicatos rurais, e como pré-requisito o aluno precisa apenas ser maior de idade e alfabetizado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul