Skip directly to content

Alugar máquinas agrícolas vira atividade rentável no campo

No Paraná, uma família de agricultores descobriu um jeito rápido de recuperar o dinheiro que investiu nas novas colheitadeiras. Eles criaram um sistema de aluguel das máquinas, algumas viajam milhares de quilômetros antes de iniciar o trabalho.Na propriedade de Jair Campagnolo, em Ouro Verde do Oeste, os 53 hectares de plantação de milho estão no ponto de colheita.

Até dois anos atrás, a família pagava para fazer a colheita, mas desde que comprou quatro colheitadeiras, o agricultor não perde muito tempo com o trabalho. O investimento foi alto. Cada colheitadeira custou, em média, R$ 1 milhão e para fazer valer o dinheiro aplicado, os filhos de Jair começaram um outro negócio.

Quando o serviço termina, as máquinas não param. Outros agricultores alugam as colheitadeiras para trabalhar em diversas lavouras, até fora do estado.

A agenda deste ano está cheia. As colheitadeiras vão primeiro para o Rio Grande do Sul, depois sobem para Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e vão até o Pará. A ideia deu tão certo que eles já compraram também um caminhão para transportar as máquinas.

“Nós mandamos a máquina com o operador e a assistência, que seria a parte operacional, então se acontecer algum problema, tem sempre alguém dando assistência”, explica Josemar Campagnolo.

O produtor que contrata o serviço também entra com o custo de combustível. O valor cobrado pelo aluguel varia conforme o tamanho da lavoura e pode ser feito pelas horas trabalhadas ou também pela quantidade de hectares colhidos.

O negócio é bom para o agricultor e também para o produtor que contrata o serviço. No Rio Grande do Sul, os empresários do Paraná já têm freguês certo.

De Ouro Verde do Oeste, no Paraná, até Cruz Alta, no noroeste do Rio Grande do Sul, a distância é de mais de 2 mil quilômetros. As máquinas alugadas vão ajudar o agricultor Ricardo Klasener a preparar a silagem de milho.

O trabalho que antes durava cerca de 10 dias, depois da contratação das máquinas caiu para dois e as vantagens vão além da economia de tempo

A silagem utiliza toda a planta do milho, dos grãos até o caule. Este é o segundo ano que Ricardo contrata o serviço e, segundo ele, as máquinas proporcionam uma silagem melhor. O produto é usado para alimentar o gado de corte, principal renda da família.

Globo Rural