Skip directly to content

Água economizada com transgênicos abastece 3,9 milhões de pessoas

Estudo da Céleres aponta grandes benefícios socioambientais na adoção da biotecnologia. De acordo com o relatório, a redução do uso de água nas lavouras com o cultivo de sementes transgênicas chega a 169,3 bilhões de litros nos próximos dez anos.

O volume seria suficiente para atender a uma população de 3,9 milhões de pessoas. Esse número é equivalente, por exemplo, a quatro grandes capitais brasileiras: Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre e São Luís.

“Diante desses resultados, comprova-se que a biotecnologia, em conjunto com as demais práticas agrícolas, pode proporcionar taxas ainda mais expressivas de crescimento da produtividade, sem a necessidade de expansão física da área semeada, preservando, assim o meio ambiente. Porém, isso não será possível se o produtor não adotar as técnicas de manejo, como a implantação de forma correta das áreas de refúgio e a aplicação dos defensivos agrícolas, evitando a aplicação de produtos sem a real necessidade”, afirma Anderson Galvão, CEO da Céleres.