Skip directly to content

Agropecuária brasileira caminha para produção em larga escala

O Brasil entrou numa nova fase do desenvolvimento agropecuário. A tese, defendida pelo sociólogo e pesquisador Zander Soares de Navarro, foi apresentada no Setor de Ciências Agrárias daUniversidade Federal do Paraná (UFPR) ontem (26/10/15), durante a palestra “O mundo rural brasileiro – o que mudou?”. Para uma plateia lotada de professores, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos, Navarro, que é pesquisador da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), explicou os motivos que o levam a constatar essas mudanças.

O fator primordial, segundo ele, é que hoje a agropecuária é comandada pelo capital financeiro. No passado, era possível aumentar a produção aumentando a área plantada. Hoje, isso depende de produtividade e inovação, fatores ligados ao poder econômico. Como consequência, esse fato leva a agricultura brasileira a caminhar para a larga escala. “O Sul do país, onde há um grande conjunto de produtores médios e pequenos com acesso a tecnologias, através de cooperativas, pode ser uma exceção. Mas o restante do país será de grandes produtores”, afirmou. Segundo dados apresentados pelo pesquisador, do último censo agropecuário brasileiro, 27 mil propriedades (de um total de cinco milhões) concentram 51,1% da produção nacional. Essa situação não é exclusividade do Brasil, que segue os passos dos Estados Unidos eUnião Europeia (UE).

De acordo com Navarro, o mundo rural brasileiro tem dupla face. Uma, virtuosa, já que o Brasil produz muito eficientemente e exporta para todo mundo. O lado negativo é a seletividade e a concentração de riquezas. Ele lembra que as mudanças afetam não apenas quem produz, mas a vida de toda comunidade que gira em torno da produção agropecuária, levando também a fatores sociais. Como consequência, pode haver um esvaziamento das zonas rurais e cidades do interior.

O tema em questão é muito atual e tem sido abordado em publicações de abrangência nacional e internacional. Recentemente, Zander Navarro lançou um livro, em parceria com também agrônomo Xico Graziano, com o título “Novo mundo rural”. Em 2014, ele foi organizador do livro “O mundo rural no Brasil do Século 21”, que contou com a participação de 51 pesquisadores.

Foto: Universidade Federal do Paraná / Foto: Afnews