Skip directly to content

Agricultura precisa de reformas estruturantes urgentes, afirma novo presidente da Aprosoja/MS

Atuar focada na implementação das reformas estruturantes urgentes, como nas questões tributária, na política agrícola e na logística, potencializando assim a competitividade e fortalecendo relações com entidades públicas e privadas. Este foi o compromisso assumido pelo novo presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Mauricio Saito, durante sua posse oficial neste sábado (15), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

De acordo com Saito, a Aprosoja/MS manterá o diálogo constante com a Fundação Chapadão, Fundação MS e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), trabalhando como interlocutora entre estas entidades de pesquisa e o Governo Federal e Estadual. “Nosso objetivo é de que o setor seja prontamente atendido em suas demandas. As ações da Aprosoja/MS estão voltadas para a excelência na pesquisa e na difusão de tecnologia aos produtores rurais do Estado”, afirmou Saito ao ser empossado.

As invasões em propriedades privadas do Estado também foram abordadas por todas as autoridades durante a cerimônia de posse. “Os laudos voltam a ser questionados porque foram elaborados pela Funai e o Incra, não tem validade”, afirmou o governador André Puccinelli, fazendo referência aos estudos de valoração das terras invadidas. “A Justiça é igual para todos, mesmo que o Ministério Público diga que índio não é brasileiro, para mim são brasileiros”, provocou Puccinelli.

A tecnologia e o potencial produtivo do Estado foram referenciados pelo ex-presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale. “O volume da produção agrícola do Estado nos últimos anos teve um crescimento estruturado, baseado no uso de pesquisa e tecnologia”, enfatizou Dalpasquale, que atualmente exerce a função de diretor tesoureiro do Sistema Famasul.

“O mérito maior é do produtor, que é arrojado, empreendedor e aberto aos novos métodos de cultivo. A adoção de tecnologia no campo é o principal fator responsável pelos sucessivos recordes de produção de grãos no Estado e no País”, reiterou Saito.

Além do Governador André Puccinelli, participaram da posse do novo presidente da Aprosoja/MS, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, os senadores da república, Delcídio do Amaral e Waldemir Moka, o deputado federal, Reinaldo Azambuja, o deputado estadual José Teixeira e o secretário adjunto da Seprotur, Paulo Engel.

 

O presidente

Veterinário e agricultor desde 1996, Maurício Koji Saito foi presidente do Sindicato Rural do município de Itaporã por dois mandatos, atuou como presidente da Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju (Coopsema), como vice-presidente da Famasul na região de Dourados e atualmente é conselheiro fiscal da Fundação MS.

 

Aprosoja/MS

Fundada em agosto de 2007 para atender os produtores de soja e milho de Mato Grosso do Sul, a Aprosoja/MS é uma entidade sem fins lucrativos que auxilia no desenvolvimento do setor agrícola por meio de implementações de novas estratégias e representação política.

Além de unir os produtores de grãos do Estado, a Aprosoja/MS atua com a finalidade de incentivar a qualidade na produção sustentável e o consumo de grãos e seus derivados. A entidade estimula a criação de mecanismos que colaboram para a aquisição e importação de insumos e dá suporte na comercialização e exportação das commodities agrícolas produzidas no Estado.