Skip directly to content

Agricultores de MS relatam ataque de pragas na lavoura de milho

Agricultores da região de Dourados relataram problemas com pragas nas lavouras de segunda safra de milho, em especial com percevejo e a lagarta da espiga (spodoptera). Além do clima, a incidência dessas pragas prejudicou o desenvolvimento das lavouras e deve contribuir para reduzir a produtividade da safrinha de milho na região.

Na avaliação de Edilson Giachini, produtor na região de Caarapó, a elevada incidência de percevejos durante o período de plantio da segunda safra de milho foi um dos principais problemas para as lavouras da região. "No meu caso, tive que fazer de 4 a 5 aplicações de inseticida, dependendo do talhão, e para isso, gastei R$ 150 por hectare. Há cinco anos, não precisava de mais de R$ 30 por hectare para o controle de percevejo", afirmou, lembrando que além de reduzir a produtividade, a praga também eleva os custos de produção.

Giachini explicou que o percevejo ataca a planta perto da raiz e atrapalha o desenvolvimento do milho. O resultado são espigas menores e lavouras com estágio de desenvolvimento desigual. "Depois que o percevejo ataca a planta, não tem mais o que fazer, o dano é irreversível", lamentou.

O agrônomo Alberto Pippus Júnior, que atua na região, comentou que além do percevejo, a incidência da lagarta spodoptera também preocupa agricultores com relação à produtividade. Ele afirmou, ainda, que são duas pragas difíceis de controlar, e cujo manejo eleva o custo de produção.

"A lagarta está causando danos bastante acentuados em algumas lavouras da região, que já tinham sido afetadas pela seca. Foi mais um fator a prejudicar a produção", concluiu Pippus.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Effets d'autres médicaments sur le sildénafil Études in vitro Le sildénafil est principalement métabolisé par les isoenzymes 3A4 voie principale et 2C9 voie secondaire du cytochrome P CYP. Études in vivo L'analyse pharmacocinétique de population des données issues des essais cliniques a montré une diminution de la clairance du sildénafil lors de l'administration concomitante d'inhibiteurs du CYP3A4 tels que le kétoconazole, l'érythromycine, la cimétidine. cialispascherfr24.com Effets pharmacodynamiques Des études in vitro ont montré que le sildénafil était sélectif pour la PDE5 qui est impliquée dans le processus érectile.