Skip directly to content

Acesso à tecnologia é resposta contra mudança climática, diz pesquisador da Embrapa

O maior acesso à tecnologia e à inovação é a resposta mais eficiente da produção agropecuária aos efeitos das mudanças climáticas. A avaliação foi feita pelo pesquisador da Embrapa Evaristo de Miranda, nesta terça-feira (25/3), durante o Global Agribusiness Fórum, em São Paulo (SP).

Participando do painel sobre “o clima afetando a geografia da agricultura”, Miranda afirmou que o produtor rural mais vulnerável às mudanças, de uma forma geral, é aquele que tem uma produção menos tecnificada. De acordo com o pesquisador da Embrapa, essa tecnificação inclui acesso à irrigação, mecanização da produção e eletrificação de áreas rurais.

“Ampliar a irrigação é fundamental, com gestão ambiental e uso eficiente da água. Mecanização para facilitar o controle de plantas daninhas”, explicou o pesquisador, destacando também a importância da armazenagem nas propriedades e de instrumentos como o seguro rural.

Miranda ressaltou, no entanto, que não há uma tecnologia ideal para adaptar a agricultura às mudanças do clima. Desta forma, diante das alternativas disponíveis, o comportamento do produtor rural deve ser semelhante ao de um investidor. “Dependendo das suas condições, o agricultor vai traçar suas estratégias. A solução virá da iniciativa dos agricultores.”

Agroclima

Evaristo de Miranda afirmou ainda que os dados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) são eficiente quando é feita uma análise de nível global. No entanto, quando se reduz a escala para o nível regional, os modelos divergem e não permitem uma conclusão eficiente.

Nesse contexto, o pesquisador da Embrapa avaliou que é preciso melhorar o monitoramento climático no Brasil. Segundo ele, a agrometeorologia deveria ser mais eficiente no auxílio ao planejamento dos produtores.

“A previsão deve ser dirigida. Não é saber se o produtor vai sair de guarda-chuva, mas se ele planta agora ou espera uma semana, se ele pode pulverizar sua lavoura porque em quatro dias não vai chover”, disse.

Revista Globo Rural