Skip directly to content

Abimaq registra queda na exportação de máquinas e implementos agrícolas

A exportação de máquinas e implementos agrícolas caiu 5,3% no mês de julho, na comparação com junho deste ano. No acumulado do primeiro semestre, a redução foi de 30,4% em relação ao mesmo período em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29/7) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O segmento representa 8,4% do total do setor.

No resultado mensal, as vendas externas de máquinas e implementos agrícolas foram na contramão do resultado geral, que foi de crescimento de 7,4%. No primeiro semestre, a queda do segmento foi maior que o declínio médio do setor de máquinas e equipamentos, que foi de 17,4% em relação ao período de janeiro a junho do ano passado.

“A paralisia nos financiamentos à exportação, combinada com a volatilidade cambial, São variáveis que estão dificultando a inversão do cenário”, diz a Abimaq.

De outro lado, as importações de equipamentos para a agriculturacaíram 4,7% na comparação entre junho e julho deste ano. No acumulado do semestre, a queda foi de 15,8% em relação ao intervalo de janeiro e junho do ano passado. O segmento representa 1,3% das importações totais do setor de máquinas e equipamentos.

Comparando com o total do setor, as importações no mês de julho registraram movimento contrário ao do geral, que mostrou aumento de 0,7% nas compras de bens de capital do exterior. No acumulado do semestre, o setor como um todo teve queda de 17,8% nas importações.

“Esta queda não é compensada pelo aumento das vendas no mercado interno pelos fabricantes nacionais e, portanto, antecipa uma forte redução da taxa de investimento sobre o PIB pelo segundo ano consecutivo”, avalia a Associação.

Fonte: Revista Globo Rural