Skip directly to content

Abastecendo o planeta

O Brasil é peça-chave no desafio global de aumentar em 80% a produção de alimentos até 2050, quando a população mundial terá chegado a 9,7 bilhões de pessoas, como mostra relatório feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O tema pautou os debates, ontem, no Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo. Para Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, o país deve se tornar líder em embarques.

"Se hoje é o segundo maior exportador global de alimentos, em volume, em 10 anos, pode se tornar o número 1 no ranking, em volume e valores. Para saciar a fome do planeta, será necessário focar em produtividade, com sustentabilidade ambiental e "redução da pobreza e desigualdade".
Bojanic acrescenta que o aumento da produção brasileira também ganhará um empurrãozinho de outros fatores:

Os preços das principais commodities devem manter tendência de queda, a renda da população mundial deve continuar crescendo, os mercados da Ásia e da África continuarão em expansão, haverá forte demanda pela produção de biocombustíveis e a depreciação da taxa de câmbio será uma constante.

Fonte: Zero Hero